Massa básica para pão caseiro
















O "pulo do gato" é fazer do jeito que fazem na padaria: adicionar o líquido (água) aos secos, e não o contrário - colocar farinha na mistura líquida -, como a gente costuma fazer em casa. Outro segredo: a farinha é na quantidade indicada e só. Nada de colocar mais farinha para a massa não grudar. É bem diferente do jeito que se costuma fazer pão em casa, mas seguindo as quantidades e instruções, garanto, sai um pão leve, fofo e macio.






Massa básica para pão caseiro

(Rende 6 pães - tamanho "hot dog" médio)




2 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher de sobremesa de sal

1 e 1/2 colher de sopa de açúcar

1/2 colher de sopa de leite em pó

1 colher de sopa de manteiga (de preferência, sem sal)

1 tablete (15 g) de fermento biológico fresco

140 ml de água




Coloque em um recipiente os "secos": farinha de trigo, sal, açúcar, leite em pó, manteiga e o fermento biológico esfarelado. Misture com uma colher e com as mãos. Vá acrescentando a água aos poucos, misturando ainda dentro do recipiente.

Muita calma nessa hora: a massa vai estar pegajosa, e é assim mesmo. Retire a massa do recipiente e leve a uma bancada. Ela vai estar grudando nas suas mãos e na bancada, mas você vai ser forte e não colocará mais farinha. Vá sovando a massa (puxe um punhado de massa na sua direção e empurre com o punho, fazendo força para frente e para baixo, repetindo esse movimento e mudando a posição da massa na bancada). Braço forte: tem que sovar bastante, eu passei uns 15 minutos amassando a bicha. Nesse amassa-amassa, vai chegar um momento que a massa ficará elástica e não grudará mais na bancada e nas suas mãos. A explicação é que, sovando bem, você estará desenvolvendo a rede de glúten da farinha (???). Ok, deixará de ser pegajosa. Separe a massa em partes iguais e faça bolinhas, coloque na assadeira e deixe descansar uns 20 min. Passado esse tempo, modele as bolinhas a seu gosto (fiz compridas, no formato de pão de hot dog, mas devia ter dado mais altura) e coloque de novo na assadeira, dessa vez deixe crescendo uns 40 min. Pincele ovo batido (opcional) e leve ao forno médio até dourar. Aqui ficou uns 30 min, mas fique de olho.




Como você não ficou acrescentando mais farinha de trigo ao léu na hora de sovar a massa, o pão não fica com aspecto pesado, a massa fica muito leve e fofa. Você pode colocar um pouco de parmesão ralado em cima de cada pão antes de assar para ficar aquela crosta de queijo. Para pães doces, depois do primeiro descanso, recheie a bolinha com um pedaço de goiabada e prepare uma calda (fondant ou açúcar de confeiteiro + água) para jogar em cima do pão depois de assado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: